O coração da mulher bate 10% mais rápido que o do homem, o que leva o músculo cardíaco a sofrer mais desgaste e ao aumento a suscetibilidade à doenças como infarto,angina e arritimias.Enquanto o coração masculino bate entre 55 a 70 bpm o da mulher varia de 60 a 80bpm.
A flexibilidade da artérias coronárias do coração feminino chega ser 20% maior do que no coração masculino dificultando assim o diagnóstico da formação de placas que provocam arterosclerose em 30% dos exames feitos.
Além do mais, o calibre da artérias coroárias é 15% mais estreito nas mulheres ,tornado-as mais propensas ao estreitamento das artérias que irrigam o coração, devido ao acúmulo de placas de gordura. Isso dificulta os procedimentos de cateterismo e implante de stent,aumentando as chances de infarto.
O infarto é aumentado para 50% de chances em mulheres ,pois a formação de placas de gordura provoca estreitamento das artérias,enquanto que nos homens as artérias tendem a primeiro se estender nas mulheres ocorre o efeito contrário ,onde a formaçao da placa obstrui totalmente o vaso sanguíneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário